Minha primeira visita ao Maracanã

01/12/2009

Aquele era o dia 20 de janeiro de 1982. O Flamengo havia sido campeão mundial em dezembro do ano anterior e enfrentaria o São Paulo (“a máquina tricolor”) no jogo de abertura do campeonato brasileiro de 82.

O público presente era de exatas 85.236 pessoas. Eu estava lá, com os meus 11 anos de idade, acompanhado por meu pai e pelo meu irmão.

As outras 85.233 pessoas não sabiam, mas era a minha primeira visita ao estádio Maracanã.

Esse era o time do Flamengo: Raul, Marinho, Mozer, Leandro, Andrade, Lico, Adílio, Zico, Júnior, Nunes, Chiquinho Carioca e Vítor. O técnico era o Carpegiani.

Essa era a máquina tricolor: Waldir Perez, Oscar, Dario Pereira, Everton, Almir, Mário Sérgio, Getúlio, Marinho Chagas, Paulo César, Ricardo, Renato e Serginho Chulapa. O técnico era o Formiga.

Eu nunca mais esquecerei aquele dia, aquele time e aquela torcida.

Mas o começo foi angustiante …

Primeiro tempo: FLA 0 x 2 São Paulo. Dois gols do Serginho Chulapa.

Mas veio o segundo tempo.

Andrade fez um gol de fora da área e Zico fez os outros dois gols.

Placar final: Flamengo 3 x 2 São Paulo.

Naquele ano de 1982, após derrotar o Grêmio em pleno estádio Olímpico (1×0, gol de Nunes), o Flamengo se sagrou bicampeão brasileiro.

Andrade foi o grande maestro daquela equipe fantástica.

Passados vinte e sete anos, o destino resolveu colocar, mais uma vez, o time do Grêmio no caminho do Flamengo.

Eu não irei ao Maracanã no próximo domingo, mas estarei devidamente representado pelo meu irmão.

Espero que a estrela de Andrade brilhe bastante no próximo domingo contra o Grêmio e que ajude o Flamengo a ser, novamente, campeão brasileiro.

12 Responses to “Minha primeira visita ao Maracanã”

  1. arlindoneto Says:

    Isso é que é paixão! hehehe

  2. Marcelo Augusto Says:

    Verdade. Só mesmo o Mengão para permitir que um tema mão jurídico seja abordado por aqui …


  3. O amor pelo time do Flamengo corre nas veias desde pequenino, já dizia nossos antepassados. Hehehe !!

    Quem sabe não iremos ver o Flamengo sendo campeão da Libertadores ein ?!

    Sucesso !!

  4. leandro de melo Says:

    Saudaços flamenguistas!!!!

    Deve ser lindo mesmo ver o maravilhoso time do Flamengo no maracanã, nunca tive esse oportunidade, mas com essa narrativa da sua primeira visita sei que minha primeira visita tambem vai ser maravilhosa ainda mais vendo o time de nossos coraçoes vencer, vencer, vencer, uma vez flamengo, flamengo ate morrer… abraços

  5. Anderson Belchior Says:

    Mestre estou com um problema que não vejo saída, preciso da sua ajuda !!!!

  6. Ricardo Turenko Beça Says:

    Grande Marcelo!

    Só voce mesmo pra reviver essa memória marcante do mengão! quisera eu estar por la também.

    Acredito que esse texto veio na madrugada da véspera do jogo, para aliviar a tensão da espera… hehehe

    Um grande abraço, e daqui a pouco a gente se encontra pra comemorar mais um título do mengão!!!

  7. Marcelo Augusto Says:

    Somos campeões !!!

  8. George Lins Says:

    Marcelinho, vc é um dos felizardos que teve a oportunidade de assistir o dream team do Mengão sob o comando do “galinho”.
    Haja coração.

  9. Eddington Rocha Says:

    É assim mesmo, Professor, quase todo mundo fala mal deste nosso grande time, seja quando ele ganha, seja quando perde. Como é comum em nosso país, quem não é flamenguista, torce contra ele, felizmente, a torcida rubro-negra sempre solta seu grito mais alto.

    Avante, rumo ao próximo título, seja nacional, seja de futebol de botão, pois quem é flamenguista grita até quando o time de bocha (será se tem esse time?) do Flamengo ganha.

    Só quero saber se vai ter vascaíno ostentando o título da segundona. Desse aí, prefiro passar longe.

    =)


Deixe uma resposta

